Projeto de Apresentação Literatura Local.
PUBLICO ALVO:
Os alunos de Quarta e Quinta série do primeiro Grau.
INTRODUÇÃO.
O professos local, deverá abordar um conteúdo que é pouco ensinado atualmente – literatura local- Visto que a literatura local não é difundida, a maioria dos professores optam para apresentação de grandes nomes como ”Cecilia Meireles” , Graciliano Ramos, Machado de Assis e outros, entendo que todos devem ser estudados, porém nada mais prazeroso que apresentar a literatura local, para posteriormente apresentar outros escritores.
Percebo que ao ensinar a literatura local, o professor apresenta o próprio mundo dos alunos, tirando os limites, provando que se um escritor local conseguiu, um dos alunos pode no amanhã conseguir também.
Trata-se de um assunto amplo que pode ser apresentando durante dois anos consecutivos, um projeto inovador, onde a primeira etapa seria o escritor local na quarta série e na quinta série outros grandes escritores nacionais, informando e focando o aluno para que quando chegar ao Ensino Fundamental II ,ele já possuo o minimo da bagagem literária.
Pensemos juntos: Porque a literatura deve ser ensinada no Ensino Fundamental I
Pensemos juntos: Porque a literatura deve ser ensinada no Ensino Fundamental I
- A literatura local desperta o interesse ao conhecimento de amplos universos;
- O convívio com essa literatura prova ao aluno, que é possível vencer, ao mostrar, apresentar e requerer trabalhos sobre escritores locais;
- O despertar de um mundo que os alunos pensavam ser irreal, ao provar que escritores locais conseguiram lançar suas obras;
- Utilizar as atividades como desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade local, mostrando a familiaridade com a linguagem, enriquecendo o interesse da criança.
- O uso destes recursos literários locais é cultura e educacional porque poderá estar investindo em novos talentos futuros.
- O ensino de literatura local, pode desenvolver novos hábitos de leitura, escrita, senso critico, interesse em pesquisas.
- Essa literatura local trás e apresenta a cultura local já existente e fortalecimento do vínculos históricos locais.
OBJETIVOS
- Desenvolver maior capacidade de escutar, entender, interpretar, ler e produzir textos.
- Desenvolver a independência do aluno em pesquisas com escritores, biblioteca local e internet.
- Desenvolver linguagens como escrever criticas, poesias, versos, contos, historias e muito mais.
- Desenvolver o interesse por diversas profissões.
CONTEUDOS
- Revisão dos conceitos de escrita.
- Recursos da linguagem gramatical
- Recursos de pesquisas amplas.
TEMPO ESTIMADO
20 minutos semanais na aula de língua Portuguesa
20 minutos semanais na aula de língua Portuguesa
MATERIAL UTILIZADO.
- Fotos e biografias de alguns autores,
- Computadores com acesso à internet, livros de poesia.
- Fotos e biografias de alguns autores,
- Computadores com acesso à internet, livros de poesia.
- Acesso a biblioteca local.
- Desenvolvimento das atividades METODOLOGIA:Organização da sala
- Para a discussão dos temas, divida a turma em pequenos grupos, em duplas e, às vezes, em trios. Em outros momentos, abra uma roda, para que todos participem.
- Explique os conteúdos que deseja de cada grupo, estipule um tempo de coleta de dados para 30 dias, depois comece o trabalho apresentando como seminários entre os alunos, complemente com conteúdos que o professor entrevistou os escritores locais.
- Apresente breves vídeos dos escritores lendo suas obras, apresentar outros trabalhos que são feitos pelos escritores locais, como: fotos, sites, jornais e divulgações deles. Provando que além de escritores estes possuem vida própria e ativa.
Ambiente favorável
Para criar um ambiente favorável ao estudo, leve para a classe alguns escritores locais, prove que eles existem peça para eles mostrarem suas obras, falar o minimo possível e depois sair, assim com estas breves biografias, os alunos ficarão desejando mais e farão as pesquisas e trabalhos que serão lidos em sala de aula. Os alunos devem ser solicitados para também pesquisarem imagens e biografias,. Organize um painel num canto da sala, no corredor a escola com esse material e dê um título a ele, ou faça um concurso entre os alunos para a escolha do nome da área. À medida que o trabalho vai avançando, ali podem ser fixados poemas, textos e obras de autores escolhidos pelos alunos ou poemas, textos e obras produzidas por eles
AGINDO
Comece esta seqüência explicando para a classe que eles vão conhecer como alguns escritores diferenciados, contistas, poetas e outros explicam o que é ser escritor, e assim, ampliar o estudo da linguagem dos conteúdos.
Para introduzir o assunto e conhecer o que pensam os alunos sobre o tema, pergunte a eles: O que é literatura? O que move alguém a fazer parte da literatura? Alguém da turma já escreveu uma coisa?
Roda de conversa Depois, abra uma roda de conversa e solicite que contem o que pensaram. Essa conversa dará a você, professor, uma idéia do que seus alunos já sabem ou pensam sobre o conteúdo que estão pesquisando. Na roda de conversa, eles vão expor o conhecimento prévio que têm do tema.
A ideia central é apresentar os escritores locais, seria interessante se a Secretaria da Cultura em Parceria com a Secretaria da Educação, apresente-se os alunos com kit de três livros, porque desta forma o professor também poderia estudar conteúdos dos livros em grupos de alunos. Apresentando peças de teatro produzidas através de textos ou poesia no dia do folclore ou dia do escritor...
GASTOS:
- Compra de livros a serem distribuídos anualmente- no caso da 4a serie do ensino fundamental I será três livros de escritores locais ou regional.
- Compra de livros a serem distribuídos anualmente no caso da 5a serie do ensino fundamental I será um livro de poesia, um livro de historias(Monteiro lobato), um livro de contos. Todos livros nacionais para desenvolver um senso literário.