12. Projeto de Iniciação a Literatura Local.


Projeto de Apresentação Literatura Local.

PUBLICO ALVO:
Os alunos de Quarta e Quinta série do primeiro Grau.

INTRODUÇÃO.
             O professos local, deverá abordar um conteúdo que é pouco ensinado atualmente – literatura local- Visto que a literatura local não é difundida, a maioria dos professores optam para apresentação de grandes nomes como ”Cecilia Meireles” , Graciliano Ramos, Machado de Assis e outros, entendo que todos devem ser estudados, porém nada mais prazeroso que apresentar a literatura local, para posteriormente apresentar outros escritores.
          Percebo que ao ensinar a literatura local, o professor apresenta o próprio mundo dos alunos, tirando os limites, provando que se um escritor local conseguiu, um dos alunos pode no amanhã conseguir também.
         Trata-se de um assunto amplo que pode ser apresentando durante dois anos consecutivos, um projeto inovador, onde a primeira etapa seria o escritor local na quarta série e na quinta série outros grandes escritores nacionais, informando e focando o aluno para que quando chegar ao Ensino Fundamental II ,ele já possuo o minimo da bagagem literária.
        Pensemos juntos: Porque a literatura deve ser ensinada no Ensino Fundamental I
  • A literatura local desperta o interesse ao conhecimento de amplos universos;
  • O convívio com essa literatura prova ao aluno, que é possível vencer, ao mostrar, apresentar e requerer trabalhos sobre escritores locais;
  • O despertar de um mundo que os alunos pensavam ser irreal, ao provar que escritores locais conseguiram lançar suas obras;
  • Utilizar as atividades como desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade local, mostrando a familiaridade com a linguagem, enriquecendo o interesse da criança.
  • O uso destes recursos literários locais é cultura e educacional porque poderá estar investindo em novos talentos futuros.
  • O ensino de literatura local, pode desenvolver novos hábitos de leitura, escrita, senso critico, interesse em pesquisas.
  • Essa literatura local trás e apresenta a cultura local já existente e fortalecimento do vínculos históricos locais.


    OBJETIVOS

  • Desenvolver maior capacidade de escutar, entender, interpretar, ler e produzir textos.
  • Desenvolver a independência do aluno em pesquisas com escritores, biblioteca local e internet.
  • Desenvolver linguagens como escrever criticas, poesias, versos, contos, historias e muito mais.
  • Desenvolver o interesse por diversas profissões.

    CONTEUDOS
    - Revisão dos conceitos de escrita.
    - Recursos da linguagem gramatical

  • Recursos de pesquisas amplas.

TEMPO ESTIMADO
20 minutos semanais na aula de língua Portuguesa
MATERIAL UTILIZADO.
- Fotos e biografias de alguns autores,
- Computadores com acesso à internet, livros de poesia.
  • Acesso a biblioteca local.

  • Desenvolvimento das atividades METODOLOGIA:
    Organização da sala
  • Para a discussão dos temas, divida a turma em pequenos grupos, em duplas e, às vezes, em trios. Em outros momentos, abra uma roda, para que todos participem.
  • Explique os conteúdos que deseja de cada grupo, estipule um tempo de coleta de dados para 30 dias, depois comece o trabalho apresentando como seminários entre os alunos, complemente com conteúdos que o professor entrevistou os escritores locais.
  • Apresente breves vídeos dos escritores lendo suas obras, apresentar outros trabalhos que são feitos pelos escritores locais, como: fotos, sites, jornais e divulgações deles. Provando que além de escritores estes possuem vida própria e ativa.

    Ambiente favorável
    Para criar um ambiente favorável ao estudo, leve para a classe alguns escritores locais, prove que eles existem peça para eles mostrarem suas obras, falar o minimo possível e depois sair, assim com estas breves biografias, os alunos ficarão desejando mais e farão as pesquisas e trabalhos que serão lidos em sala de aula. Os alunos devem ser solicitados para também pesquisarem imagens e biografias,. Organize um painel num canto da sala, no corredor a escola com esse material e dê um título a ele, ou faça um concurso entre os alunos para a escolha do nome da área. À medida que o trabalho vai avançando, ali podem ser fixados poemas, textos e obras de autores escolhidos pelos alunos ou poemas, textos e obras produzidas por eles

    AGINDO
    Comece esta seqüência explicando para a classe que eles vão conhecer como alguns escritores diferenciados, contistas, poetas e outros explicam o que é ser escritor, e assim, ampliar o estudo da linguagem dos conteúdos.
    Para introduzir o assunto e conhecer o que pensam os alunos sobre o tema, pergunte a eles: O que é literatura? O que move alguém a fazer parte da literatura? Alguém da turma já escreveu uma coisa?

    Roda de conversa Depois, abra uma roda de conversa e solicite que contem o que pensaram. Essa conversa dará a você, professor, uma idéia do que seus alunos já sabem ou pensam sobre o conteúdo que estão pesquisando. Na roda de conversa, eles vão expor o conhecimento prévio que têm do tema.


A ideia central é apresentar os escritores locais, seria interessante se a Secretaria da Cultura em Parceria com a Secretaria da Educação, apresente-se os alunos com kit de três livros, porque desta forma o professor também poderia estudar conteúdos dos livros em grupos de alunos. Apresentando peças de teatro produzidas através de textos ou poesia no dia do folclore ou dia do escritor...

GASTOS:
  • Compra de livros a serem distribuídos anualmente- no caso da 4a serie do ensino fundamental I será três livros de escritores locais ou regional.
  • Compra de livros a serem distribuídos anualmente no caso da 5a serie do ensino fundamental I será um livro de poesia, um livro de historias(Monteiro lobato), um livro de contos. Todos livros nacionais para desenvolver um senso literário.