Doe 5.

https://mpago.la/1ABXTtc

quinta-feira, 2 de julho de 2020

O Poema Confuso

O poema confuso

 

Dizia-me a população de minha  memória,

Julgavam-me sem saber da história.

Nunca cultivaram-me com regalias,

Precisei de carinho sem companhia.

E os dias foram tornando-se meses,

Aos pouco descobri-me.

Que eu tinha a minha companhia,

Meus sonhos acoplavam-me ,

Em noites quente ou frias.

 

E a distância da estrelas minha alegria,

Digam, falam não me reverenciam.

No mar encontra-se um amar,

Descubro que sonhos são sonhar.

Peregrinos são os versos jogados,

Amontoados com medo do criticar.

Viestes julgar meus talentos,

Não olhastes seus próprios tormentos.

 

Que vale escrever em um deserto,

Sem poder gritar o que está dentro.

Ouça-me não sou sabia ,

Mas vivo como posso.

 

Meus desejos e caminhos tento traçar,

Mesmo que possam-me embaralhar.

A distância de meu ego está a me aliviar,

Aprendi que de amor pode se respirar.

 

Não entendo o concreto,

Nem desejo ser o correto,

Sou do tipo que já errou,

Nem por isso meu eu desanimou.

Vou rimando minha vida,

Declarando minhas lidas,

E aos poucos me entendestes,

Não há valor que me rompestes.

 

Das palavras complicadas,

Distância prefiro Ter,

Pois estes meus poemas,

São para gente simplória ler.

Se escrever com alma e razão,

O povo entende com emoção.

Quem não tem o que comer,

Dicionário nunca venha a Ter.

 

No começo tudo é saudade,

Depois brigas e falsidades.

Descobristes que me amas,

Nem por isso me declarastes .

Misturando os meus ideais,

Vou sobrevindo com poucas rimas,

Eu faço o que acredito,

E acredito em o que faço.

 

Das estrelas deste céu,

Tão azul de dias celestes,

Descobri em meu sentimento,

Que você não me merece.

Falo muito, ouço pouco,

Ao contrário de outros poetas,

Nunca deixo para depois,

Minha alma sempre é inquieta.

 

E agora vou terminando ,

Meu poema tão inibido,

Digo coisas relevantes,

Que podem fazer muito sentido.

Me encontre nos poemas,

Todo dia com chuva e com sol,

Estarei aqui perto de ti,

Precisando de  atenção.

 

Nem deseje saber de mim,

Acredite sua vida será melhor assim.

Muita coisa pode acontecer,

Então leia os meus dizeres .

Se ainda existe solidão,

É porque está sua razão.

Não quer deixar a sua emoção,

Viver conseqüências de uma paixão.

 

Eu amo e esta definido,

Você não vai me esquecer,

Nem se para isso eu precise morrer,

De tanto tentar querer.

Se acreditar em um olhar ,

Poderá se  afogar de várias maneiras ,

Debatendo-se de tanto sofrer,

Ou suando de tanto amar.

 

Se todos os desejos fossem atendidos,

Não haveriam corações feridos.

Se todas as propostas fossem executadas,

Não haveria gente mal amada.

Não diga que me esqueceu,

Você ainda não morreu.

Para saber o que aconteceu,

Basta um eu sou seu e você já é meu.

 

A melhor palavra amiga,

É a que deixa feridas,

Dita tanto para magoar,

Mas sempre vem nos ajudar

Quantas vezes eu lhe negar amor,

Sentimentos ao de aumentar a dor.

Assim você será um só,

Quando desatar este nosso nó.

 

Não sou e nunca fui ousada,

Apenas faço o que  faço ,

Pois sou apaixonada

Eu estou no seu destino,

Resta saber do ponto final,

Pois somos um só ideal.

 

Não preciso da capacidade,

Pois já tento o impossível,

Sei que tenho dignidade,

Basta para ser insuportável.

A melhor parte de nossas vidas,

É quando percebemos que nossas feridas,

Podem  ser curadas com muitas idas,

Ao encontro de novas vidas.

 

Por todos os obstáculos existentes ,

Sou um ser humano persistente ,

Vou estar sempre presente ,

Para você me colocar em sua mente

No céu tem duas estrelas ,

Quem vivem a competir o brilhar,

Na terra eu escrevo asneiras ,

Para ver se você vai me notar.

 

Eu fiz o poema para lhe conquistar,

Se não consegui entoar,

Pelo menos eu fiz tentar

Para que existe o adeus,

Se foi o Próprio Deus .

Que um dia Você me deu,

Mas Você então se perdeu .

 

Não quero nem desejo ousadia,

Prefiro encarar os dias

Que viver como monotonia,

Sem esperança e alegria.

Escrevo palavras e versos sem nexo,

Para reabilitar minha alma.

Que há muita beleza no universo,

Capaz de me abraçar com a calma.

 Nilceia Gazzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigadaço por postar um comentario. Nilgazzola